Velas Perfumadas

Entrar numa casa perfumada é sempre agradável. É cada vez mais comum aromatizar os ambientes, principalmente hoje, quando o mercado oferece vários produtos além do popular incenso.

Uma opção bem charmosa e eficiente são as velas perfumadas. Eu particularmente amoooo velas perfumadas e coloco por todo o canto da casa!

Que tal aprender quais são as melhores opções de aroma para cada cômodo?

Bora ver:

 

Serenidade no quarto

A lavanda é o aroma mais indicado para esse espaço da casa, já que traz tranquilidade. Antes de dormir, acenda uma vela de lavanda e deixe-a no criado mudo. Vale também aromatizar a roupa de cama com a água perfumada da planta, borrifando um pouco sobre lençóis e travesseiros. Outra alternativa é pingar cinco gotas de essência de lavanda no difusor, ligando-o cerca de duas horas antes de ir deitar e desligando-o quando for para o quarto. Para uma noite romântica a mistura do afrodisíaco patchuli com gerânio e limão-taiti é perfeito.

 

Essências recomendadas para o quarto:

Lavanda: analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo

Patchuli: afrodisíaco

Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo

Sândalo: afrodisíaco

Cedro: relaxante e sedativo

Ilangue-ilangue: afrodisíaco e antidepressivo

 

 

Banheiro refrescante

Para evocar uma atmosfera de limpeza nesse ambiente, vale usar aromas cítricos e de ervas, como tangerina e alecrim. Quando há muitos convidados na casa, deixe um difusor ou uma vela aromatizados no lavabo. Há outras alternativas, como o pot-pourri de flores. Cem gotas de essência garantem perfume por cerca de 15 dias.

 

Essências recomendadas para o banheiro:

Hortelã: estimulante e revigorante

Eucalipto: estimulante e refrescante

Pinho: estimulante

Pitanga: calmante infantil

Maracujá: calmante

 

 

Cozinha dos cítricos

 Para tirar na hora o cheiro de gordura e alimentos, abuse das águas perfumadas. Velas perfumadas são uma boa escolha, mas evite aromas muito fortes ou adocicados, pois elas intensificam o perfume. Pode-se usar também essências para preparar uma mistura de limpeza de piso para cozinha e outros ambientes da casa. A cozinha pede cheiros cítricos.

 

Essências recomendadas para a cozinha: Alecrim: energizante

Manjericão: sedativo

Lemongrass: calmante e sedativo

Laranja: calmante

Hortelã: estimulante e revigorante

 

 

Muitas opções para a sala

Se a intenção é manter a sala sempre com o mesmo perfume, as varetas são uma boa alternativa, pois espalham o aroma enquanto houver líquido no vidro. Os incensos, por sua vez, aromatizam apenas enquanto estão acesos. Também existem incensos sem varetas, em forma de palito, cone ou tablete. Os difusores (por velas ou elétricos) espalham perfume em uma área média de 30 m². Se a sala for maior, serão necessários dois aparelhos, um em cada extremidade.

 

Essências recomendadas para a sala:

Tangerina: relaxante

Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo

Lemongrass: calmante

Lima: energizante e revitalizante

Grapefruit: restaurador

 

 

Aprenda a fazer sua própria vela aromática 

Você vai precisar de:

  • Cera ou parafina refinada, a quantidade depende de quantas velas você desejar fazer ou do seu volume
  • Essências: Você pode escolher a que mais gostar ou necessitar, conforme as indicações dadas acima. A maioria delas são relaxantes e fáceis de conseguir em qualquer loja natural
  • Um molde
  • Panela para derreter a parafina
  • Haste de pinça
  • Pavio: é um pequeno fusível que se encontra no centro das velas para que possa ficar presa, este é um fio grosso ligeiramente armado.

Passo a passo

  1. Comece derretendo a parafina em uma panela em banho-maria, use uma espátula para mexer. Aqueça a cera até que esteja derretida. Recomenda-se ser derretida em banho-maria e removê-la.
  2. Uma vez que a cera está liquida, pode incluir a essência que você escolheu, mas lembre-se: faça isso com a cera um pouco fria porque senão, por estar quente, evapora o aroma e o óleo rapidamente.
  3. Agora, leve esta mistura para o molde, pode ser redondo, quadrado, pense que esta será a forma final de sua vela. O molde deve estar untado com óleo de cozinha. O pavio também.
  4. Para fixar o pavio no centro da vela, tem que amarrar uma ponta do pavio de algodão (o pavio), a haste de retenção que mencionamos acima, deve estar no centro. Introduza-o para que seja mais fácil para poder colocar o pavio.
  5. Agora terá que deixar durante 5 horas, o óleo essencial, a cera e o pavio estarão ganhando consistência e será necessário bastante tempo para que tudo fique bem fixado.
  6. É o momento de desenformar, para isso basta girar o molde para ver se solta com facilidade.
  7. Se notar que a vela possui algum tipo de imperfeição, como riscos ou furos de ar, pode remover com um pano umedecido com álcool para esfregar suavemente e fazer com que a vela fique mais fina e homogênea.
  8. Com este processo, poderá comprovar que é muito fácil fazer suas próprias velas aromáticas e relaxantes, basta escolher a essência que mais combina com você e procurar também o lugar da casa onde poderá relaxar melhor. Estas velas também são um excelente presente, poderá fazê-las com formatos criativos e decorá-las com papel colorido ou flores secas.

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

Redes sociais

Instagram:@matozolarissa

Facebook:Coisas de Larissa

Bjsss L.C 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://casa.abril.com.br/bem-estar/aromas-que-trazem-bem-estar-para-a-casa/

https://www.getninjas.com.br/guia/aulas/artes-e-artesanatos/como-fazer-velas-aromaticas/

Imagens: Google

Deixe uma resposta