Organização no Trabalho

Investir na carreira é fundamental para se destacar no mercado de trabalho, porém, existem alguns pormenores que facilitam o trajeto até o sucesso profissional. A organização no trabalho é um deles.

Quem nunca se viu perdido em meio a tantos papéis, canetas, documentos, lembretes, ligações, agenda cheia, compromissos e mais compromissos? A rotina às vezes pode deixar a desorganização tomar conta do ambiente de trabalho tornando-o improdutivo, além de deixar má impressão.

Vida e trabalho são duas esferas distintas, contudo, a desorganização pode misturá-las, o que prejudicará a qualidade de vida do funcionário.

Pessoas organizadas são promovidas com mais frequência, pois são em sua maioria menos estressadas, mais produtivas e objetivas, tendem a ser ótimos parceiros em uma equipe, pois este tipo de profissional otimiza a execução de tarefas e trata de prazos e distribuição de atividades com maestria. Ao contrário dos desorganizados que normalmente possuem dificuldade para achar uma caneta.

Corrigir as falhas e evoluir é primordial para que você não se perca nos seus objetivos. Por isso, atente-se a algumas dicas de organização:

 

1- Prioridades

Diariamente, defina quais são as prioridades daquele dia. Para o trabalho, questione: quanto tempo dedicar a cada tarefa, para que não haja atrasos ou acúmulos? Esse hábito conscientizará o processo de divisão de atividades, gerando mais tranquilidade e produtividade.

 

2- Arrume sua mesa

Comece estabelecendo uma área de trabalho. Defina onde cada coisa vai ficar: computador, porta canetas, enfeites de mesa, papéis, livros. De preferência, coloque todos os papéis em uma caixa descrevendo na tampa qual o conteúdo delas, depois disso junte todo o lixo acumulado e livre-se dele. Chegue uns minutos mais cedo na empresa para que o processo de organização não tome o tempo do seu trabalho e acabe prejudicando as suas atividades e entregas.

 

3- Evite distrações

Redes sociais,conversas paralelas, uso de telefone e celular, pausas extensas para o lanche ou café, tudo isso influencia negativamente na produtividade e no final das contas, pode fazer muita diferença na entrega dos resultados. Evite distrações durante o horário de trabalho para que não seja preciso levar demandas para casa.

 

4- Reuniões

As reuniões são fundamentais para que todos saibam o andamento das atividades, se existem problemas nos processos da empresa, para o alinhamento de ideias, etc. Porém, elas não devem ser realizadas com muita frequência, pois elas podem ser improdutivas e ocupar um tempo que deveria ser usado na realização das suas tarefas.

 

5- Não acumule bagunça

Não basta arrumar a sua mesa de trabalho em um dia e uma semana depois tudo já estar bagunçado. Crie o hábito de manter o seu espaço organizado ao sair no final do dia. Sua mesa deve ser organizada de forma que, se por algum motivo você falte e alguém precise acessar as suas coisas, as mesmas sejam identificadas e utilizadas com facilidade.

 

 

*Os benefícios da organização no trabalho são inúmeros: aumenta o desempenho do colaborador; diminui o estresse; otimiza a execução das atividades; aumenta a motivação; melhora sua imagem na empresa; minimiza os problemas de saúde; melhora o relacionamento interpessoal; favorece a gestão do tempo; previne imprevistos e a perca de documentos importantes; aumenta a criatividade, etc.

 

 

 

Leve seus hábitos para todos os lugares, pessoas que são organizadas tem o costume de aplicar este método em qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho.

 

 

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

Redes sociais

Instagram: @matozolarissa

Facebook: Coisas de Larissa

Bjsss L.C 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/10-dicas-de-organizacao-no-trabalho/

https://www.sbcoaching.com.br/blog/carreira/importancia-da-organizacao-no-trabalho/

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/7-dicas-de-organizacao-no-trabalho/

Imagens: Google

 

 

 

Deixe uma resposta