Manual do Kefir de Leite

A palavra Kefir foi a mais buscada no Google ano passado. Você sabe do que se trata?

O Kefir é originário da Ásia, ele é o resultado de leveduras associada a microrganismos e misturam os probióticos (com microrganismos vivos) e os probióticos (elementos indigeríveis), e por isso resultam em um grupo nutricional chamado simbiótico, conhecidos também como lactobacillus.

Os grãos de Kefir de leite são brancos e tem a aparência muito semelhante a uma couve flor. Quando bem cultivados, os grãos continuam crescendo indefinidamente.

Existem dois tipos de Kefir, o de leite e o de água. Nesse post vou falar especificamente sobre o kefir de leite, que é o que eu cultivo.

Os grãos do kefir não são vendidos, eles são doados. Os meus grãozinhos eu ganhei da minha mãe. Quando você doa o kefir para alguém é como se você estivesse dando saúde de presente para a pessoa, tamanho os benefícios dele.

Principais Benefícios do Kefir de Leite

Os Benefícios do Kefir de Leite são inúmeros, afinal, estamos falando de um alimento rico em proteína, cálcio, fósforo, Magnésio e uma quantidade enorme de vitamina D e vitaminas do complexo B.

Por ser um dos probióticos mais potentes que existem na atualidade, o kefir conta com uma série de vantagens no seu consumo:

Propriedades Antibacterianas

Um dos probióticos encontrado no kefir é conhecido pelo nome de Lactobacillus kefiri.

Ele é um dos mais potentes existentes e conta com uma ação antibacteriana incrível, capaz de matar bactérias poderosas como a Salmonela, por exemplo.

Acredita-se que o consumo regular de Kefir mantém o organismo mais protegido contra este tipo de agente externo e prolonga a vida em bons anos.

Prevenção do Câncer

Embora nada ainda possa substituir o tratamento tradicional contra o câncer, acredita-se que um dos Benefícios do Kefir de Leite é atuar como agente coadjuvante contra a doença.

Evitando o crescimento desenfreado das células cancerígenas e trazendo mais chances de cura. Além disso, existem estudos que comprovam sua eficácia no quesito prevenção.

Proteção do Sistema Digestivo

Dentre todos os benefícios do kefir, este é o mais conhecido de todos.

Acredita-se que os probióticos presentes no alimento podem atuar diminuindo problemas como prisão de ventre ou mesmo diarreia.

Além disso, ele também é capaz de proteger essa região contra a ação de bactérias, como as que causam gastrites e úlceras, e diminuir doenças no intestino.

Perfeito para quem tem Intolerância à Lactose

As bactérias boas do kefir se alimentam da lactose do leite, ou seja, elas o transformam em um alimento perfeito para quem tem algum tipo de intolerância, pois faz com que seus benefícios sejam aproveitados ao máximo sem causar efeitos colaterais.

Muitas pessoas perguntam quais são os Benefícios do Kefir para o emagrecimento, será que tem alguma relação?

Por ser pouco calórico, o kefir representa um auxílio na dieta e pode ser consumido a vontade por não ter carboidratos. Além disso, ele tem as vantagens do leite, que são:

Menos fome Durante o Dia

O kefir pode ajudar a controlar a fome, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo – especialmente em pessoas que estão iniciando uma reeducação e precisam de um aliado.

Mais Força para os Treinos

Por ser rico em cálcio, o kefir ajuda a proteger os ossos e trazer mais força aos músculos na hora do treino.

Isso faz com que ele seja um alimento excelente para ser consumido tanto no pré quanto no pós-treino.

Além disso, como dissemos lá em cima, o kefir promove uma melhora do sistema digestivo, fazendo com que haja menos retenção líquida e menos acúmulo de gordura.

Consumir Kefir pode ajudar sim no emagrecimento sim!

E isso acontece pelo aumento da atividade intestinal, e interferência positiva no processo metabólico.

As próprias bactérias contidas no Kefir atuam como agentes para melhorar a flora intestinal.

Além disso, o Kefir é um alimento com pouquíssimas calorias e pode ser adicionado a diversas receitas frias e quentes, o que facilita muito o consumo.

Porém, o consumo deste alimento deve impreterivelmente, estar associado a prática de exercícios físicos e rigor no controle da dieta.

Como cultivar

Depois de ter recebido sua doação de grãos de kefir é hora de começar a cultivar!

Para cada colher de sopa de kefir é utilizado 500 ml de leite.

  1. Adicione 1 colher de sopa do grão de kefir em 500 ml de leite em uma garrafa de vidro. Tem que ser de vidro!
  2. Tampe com um papel toalha e prenda a garrafa com um elástico para que o papel não se desprenda. Faça furinhos no papel toalha.
  3. Leve essa mistura para um local bem escuro e fresco como o armário, por exemplo.
  4. Deixe fermentando de 12h no mínimo até 48h no máximo. Há também quem deixe por 24 horas para benefícios específicos, que é o meu caso.
  5. Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais.
  6. Deixe sair todo o soro por 12h na geladeira e está pronto seu próprio kefir.

Tempo de cultivo

12 horas: prender o intestino

24 horas: regular o intestino

48 horas: efeito laxante

Observações importantes

  • Não utilizar nenhum tipo de metal para manipular;
  • Manter a colônia no leite e fazer a troca a cada 24 horas;
  • Evitar o excesso de luz (tanto natural como artificial);
  • Preservar a temperatura ambiente, não inferior a 15°C nem superior a 40°C);
  • Para conservação manter em geladeira com temperatura inferior a 10°C (hibernação).

Você já conhecia o kefir ou cultiva? Conta pra mim!!!

Em um outro post vou trazer receitas de kefir para vocês!

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Fonte: https://www.dicasdetreino.com.br/beneficios-do-kefir-de-leite/

Imagens: Google

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