Manual do Jeans: descubra o modelo de calça ideal para você

A calça jeans é uma peça indispensável no guarda-roupa feminino pois é versátil, ela pode ser despojada ou chique, dependendo da ocasião.

Sem dúvida poucas peças são tão democráticas quanto a calça jeans!

Existem inúmeros modelos de jeans e saber usar o modelo ideal para você pode deixar sua silhueta mais harmônica e evidenciar o que você tem de mais bonito.

Veja as dicas abaixo:

 

SKINNY – evidencia o quadril

O modelo justinho valoriza as curvas e é facilmente adaptável. Mulheres mais baixinhas, por exemplo, devem apenas evitar que este tipo de calça fique acumulado no tornozelo para impedir o achatamento e um acabamento feio. Por isso, fazer bainha é indispensável. Investir no saltão e na cintura alta também são ótimos truques para alongar a silhueta.

 

FLARE – disfarça o quadril

Tem a cintura mais alta e boca ampla, estilo anos 70. Por isso, ela leva vantagem quando a ideia é neutralizar o quadril largo. Ela direciona o olhar para a barra. Outra vantagem do modelo é a sua capacidade de alongar a silhueta. Não à toa, exige comprimento superlongo – quase arrastando no chão – e salto alto. Ideal para compor um look de trabalho!

 

RETA – afina a silhueta

A tendência “normcore” transformou a calça reta em uma peça-chave da estação. Ela fica entre a skinny e a boyfriend, por isso, é superprática. Na hora de usar, dobre a bainha e deixe o tornozelo à mostra. Isso dá a ilusão de que a canela é mais fina, criando a ilusão de óptica tão desejada.O shape reto permite ainda que a proporção do quadril seja neutralizada com facilidade. Camisetas, botas de cano curto e sandálias estilo Birkin são seus parceiros ideais.

 

JEGGING – conforto e curvas desenhadas

Jegging é a mistura de jeans com leagging. Apesar de não ser uma tendência, a jegging é uma boa alternativa para ter no closet. Ela é super confortável e fica ótima com os tênis, que saíram da academia e ganharam os looks do dia a dia.

 

BOYFRIEND – aumenta as proporções

Tanto para um visual sofisticado, quanto para um mais casual, ela é perfeita. Ou seja, pode ser arrematada com saltos finos, Birkin, sapatilha, flat ou loafer – só depende do estilo que se quer adotar no dia.  Em lojas femininas, elas ganham um shape mais retinho que funciona melhor no corpo da mulher. Mas como a ideia é desconstruir, o ideal é roubar do parceiro ou pegar em um brechó. O fundilho mais baixo deixa o caimento mais solto e interessante. E quando for usar, é bacana enrolar a bainha de maneira despretensiosa.

 

Se você é baixinha e quer parecer mais alta, veja essas dicas:

  • Os modelos justos como o skinny são os melhores para alongar a silhueta;
  • Evite calças jeans rasgadas e com lavagens mais claras (chamadas de bigode);
  • Calças de cintura média e alta podem fazer você parecer mais alta;
  • Calças flare alongam a silhueta e ficam melhor quando usadas de salto alto, o que garante vários centímetros extras;
  • Não esqueça de fazer a bainha nas calças, pois tecido sobrando deixa o visual feio e compromete o caimento da peça.

 

Se você tem os quadris largos e bumbum grande e quer disfarçar, veja essas dicas: 

  • Mulheres que querem disfarçar quadris largos devem evitar jeans desbotados e desgastados;
  • Opte por calças jeans sem bolsos ou detalhes (efeitos ou texturas) na frente e nas laterais;
  • Calças retas são as melhores para disfarçar quadris e bunda, e se você usar com a barra da calça dobradinha, mostrar o tornozelo e a canela fazem parecer que a silhueta é ainda menor;
  • Use pantacourts em tom mais escuro e mais opaco que a parte de cima;
  • Calças flare e boot cut (que tem a boca levemente aberta) ajudam porque chamam a atenção para a barra da calça e equilibram a silhueta;
  • Evite calças de cintura baixa, dando preferência por cintura média ou alta.

Além da calça, pense em como desviar o olhar dessa parte chamando a atenção para outras partes do corpo, neutralizando a parte de baixo e chamando a atenção para a parte de cima, com cores, estampas, volume, detalhes, entre outros.

 

Se você tem coxas grossas, veja essas dicas:

O ideal é ficar confortável e chamar a atenção para a parte de cima do corpo, para equilibrar a silhueta.

  • Invista em lavagens mais escuras;
  • Calças retas e modelagens mais largas são as ideias para disfarçar coxas grossas;
  • Evite jeans desbotados, rasgados e desgastados na área das coxas;
  • Evite calças coloridas, estampadas ou jeans de tonalidades claras;
  • Evite calças skinny, que são muito coladas nas pernas.

 

Se você é muito magra, veja essas dicas: 

  • Se você tem o quadril pequeno ou é bastante magra, pode recorrer a detalhes nesta região do corpo. Lavagens desgastadas, aplicações e bolsos com pregas ou botões;
  • Se você é magra e baixinha, pode abusar do modelo skinny (que é o melhor para evidenciar as curvas), e o flare (estilo boca de sino), além dos modelos boot cut (reta até o joelho e larga na barra), pantalona e boyfriend (calça larga com cós alto);
  • Invista em calças claras e coloridas, além das estampadas;
  • Para evidenciar a cintura, use calças com cós alto e blusa mais justa;
  • Evite calças de cintura alta;
  • Para mais volume no bumbum, aposte em bolso na frente (tipo bolso faca) e bolsos grandes atrás;
  • Calças boyfriend podem ajudar bastante a dar volume, e combinam com saltos finos, Birkin, sapatilha, flat, loafer, tênis, oxford… experimente comprar calça jeans masculina ao invés de comprar uma boyfriend feminina!

Se você também for magrinha na parte de cima, também pode abusar de blusas com volume, cores vivas, estampas e detalhes.

 

Se você está acima do peso, veja essas dicas:

  • Invista em modelos de calça jeans straight (reta), boot cut (que tem a boca levemente aberta) e flare (boca aberta);
  • As calças de cintura média são ideais, porque não soltam e nem prendem demais as gordurinhas laterais e barriga, já que as calças de cintura alta prendem a barriga e as baixas fazem com que a barriga fique derramada;
  • Escolha calças que tenham muito elastano na composição, para ficarem mais molinhas;
  • O cós da calça (aquela região onde passa o cinto) mais grosso ajuda a segurar e disfarçar a barriga;
  • Se você for mais fina na parte de baixo do corpo, evite calças que afunilam, tipo skinny.

 

Se você tem ombros muito largos, veja essas dicas:

  • As calças straight (reta), boot cut (reta até o joelho e larga na barra), flare (antiga boca de sino) e pantalona são ótimas pedidas, pois dão equilíbrio ao volume dos quadris e dos ombros;
  • Evite modelos que “afunilam” o corpo, como as skinny.

Como a ideia é chamar atenção para a parte de baixo, prefira calças com cores claras e estampadas e, em contrapartida, aposte em blusas escuras e não muito chamativas.

 

Se você é alta, veja essas dicas:

  • O shape reto é mais neutro e pode ser uma aposta fácil na hora de combinar. Fica bem na maioria dos corpos e usando a calça jeans super básica reta, com o entrepernas maior e a lavagem blue tradicional, você garante conforto e um shape que favorece a silhueta.
  •  Se você é alta, mas seu caso é o tronco mais longo, invista na calça jeans com a cintura no lugar, para equilibrar os comprimentos do tronco e das pernas.
  • Além disso, a skinny também é uma boa pedida, já que pode ser usada com as barras dobradas, mais curtinhas para dar a impressão de uma altura menor.

 

Extra

A LAVAGEM CERTA – Assim como a modelagem, as lavagens também proporcionam efeitos distintos. As mais escuras – azuis e pretas – ajudam a “afinar” as coxas, tanto quanto o corte reto. São superneutras. Já as mais claras, cheias de puídos, dão volume à região, assim como as estampas.

ALTURA DA BARRA DA CALÇA – O ideal é a gente ter no nosso guarda-roupas um grupo de calças pra usar com salto e um grupo de calças pra usar sem salto. E a quantidade de peças em cada grupo tem que ser proporcional ao uso, mesmo. Pra quem usa salto a maior parte do tempo a maioria das calças tem que ser mais longa e umas poucas mais curtas. Quem só usa salto uma vez na vida e olha lá, não tem sentido ter um monte de calças longas. É guarda-roupas pra vida real e pra rotina que a gente tem!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.vestindoautoestima.com.br/corpo/calca-jeans-ideal-para-cada-corpo/

https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2014/09/guia-do-jeans-o-modelo-ideal-para-valorizar-cada-tipo-de-corpo.html

http://blog.damyller.com.br/moda-feminina/alturas-jeans-mulher-alta/

Imagem: Google

Deixe uma resposta