Freezer organizado e a validade dos alimentos congelados

Manter a geladeira e o freezer organizado é essencial para a saúde, ficar de olho na validade dos alimentos congelados, mais ainda!

Já tem post aqui no blog sobre organização da geladeira, clique AQUI para ler mais!

Sim! Alimentos congelados tem validade!!

O congelamento é uma das formas mais comuns e seguras de conservar alimentos. O congelamento mantém o produto em um estado mais próximo ao original, imobilizando a água presente nele e dificultando as reações microbiológicas. Assim, evitando o crescimento de microorganismos capazes de causar intoxicações.

Para congelar o alimento, no entanto, é necessário estar atento à temperatura -que deve ser de pelo menos -18ºC – e ao tempo que os produtos ficam no freezer.

Confira abaixo a lista de alimentos e a validade de cada um quando congelados:

Alimentos/Validade no freezer

  • Carne moída – 3 a 4 meses
  • Carne — 8 a 12 meses
  • Aves — 9 a 12 meses
  • Peixe – 3 a 6 meses
  • Sopas/Cozidos — 2 a 3 meses
  • Almôndegas/Bolo de carne — 2 a 3 meses
  • Pão — 1 a 2 meses
  • Salsicha/Bacon/Embutidos (embalagem aberta ou fechada) — 1 a 2 meses
  • Sorvete (embalagem aberta) — 1 a 2 meses
  • Comida processada – 3 a 4 meses
  • Vegetais/Frutas — 5 a 6 meses

Outros

Arroz – até 3 meses
O arroz deve ser congelado em pequenas porções que serão consumidas na hora, em recipientes de plástico com total vedação na tampa, próprios para o freezer. Para garantir a durabilidade, é importante congelar o alimento fresco, logo após o preparo. Por ser manipulado e temperado, dura poucos meses no freezer.

Massas prontas – até 3 meses

No caso das massas, é recomendado congelar em embalagens de plástico e, se for congelar junto com o molho, o ideal é uma embalagem de vidro. O alimento pode durar até três meses no freezer e a durabilidade é comprometida caso possua recheio.

Molhos e sopas – 2 a 3 meses

Os molhos e sopas podem ser congelados em recipientes de vidro bem tampados, que são indicados para o armazenamento de líquidos em geral. O tempo de conservação no freezer é de dois a três meses, dependendo da quantidade de gordura do alimento.

Queijo – 1 mês

Os queijos frescos não devem ser congelados por conterem muito líquido. Os demais, embora sejam mais consistentes, têm uma durabilidade curta devido à facilidade de entrada de bactérias. Assim, esses alimentos devem ficar congelados por no máximo um mês.

Dica –Coloque etiquetas no potes/saquinhos dos alimentos que serão congelados com a data de validade. Isso facilitará muito sua vida!

Esse post foi útil para você? Conta pra mim!!

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

Redes sociais

Instagram: @matozolarissa

Facebook: Coisas de Larissa

Bjsss L.C 

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/listas/por-quanto-tempo-da-para-congelar-cada-alimento.htm

http://luciliadiniz.com/validade-na-era-gelo/

Imagens: Google

Deixe uma resposta