Estante de Livros organizada

Eu amo ler e tenho o hábito da leitura desde criança, graças a minha mãe que sempre me incentivou muito. Costumo ler um livro por mês e ás vezes leio até dois livros ao mesmo tempo.

Quem ama ler sabe que acabamos comprando vários livros, ganhando e pegando emprestado, e que se bobear não sobra espaço na casa para organizá-los e guardá-los.

Isso pode prejudicar a estrutura dos livros e sua durabilidade, e fala sério… que dó!

O ideal é termos em casa uma estante reservada somente para eles. Mas com o tempo as prateleiras acabam ficando bagunçadas e não conseguimos achar mais nada.

Separei algumas dicas que vão te ajudar a otimizar sua estante de livros, olha só:

 

1- Tire todos os livros da estante

Sim, comece tirando tudo da estante e dê uma boa limpada nela e nos livros. Assim, você começa a entrar em contato novamente com aqueles livros que nunca mais havia visto e que sente saudades ou com outros que não dá a mínima importância e que nem lembrava de ter adquirido.

 

2- Decida o destino dos livros

Você terá que decidir quais livros vão ser devolvidos para seus devidos lugares e quais você quer se desfazer. Uma dica para aqueles que são muito apegados aos seus livros: separe os que não vê ou folheia há muito tempo. Se você não tiver ao menos tocado neles há mais de um ano e não tiver nenhum valor emocional, então deve seriamente pensar em doá-los ou se desfazer deles. Com o tempo, os livros vão se desgastando, principalmente os mais antigos e que mais foram lidos. Para que eles possam voltar para sua estante, eles devem ser “reformados”.

 

3- Doe, troque ou venda

Depois de separar os exemplares que não têm mais utilidade ou que não guardam nenhum carinho emocional, a tarefa agora é se desfazer. Pode-se fazer o que quiser com eles, afinal de contas eles são seus, mas para que o conhecimento – objetivo final do livro – seja propagado, vendê-los, trocá-los ou doá-los. São as melhores opções.

 

4- Organização

Existem inúmeras maneiras de organizar sua biblioteca pessoal. Vou citar algumas delas: por tamanho, número de páginas, cor, assunto, seus títulos favoritos, editora, data de publicação, data que o livro foi adquirido, seus gêneros favoritos, por autor e pelo sistema de catalogação internacional (aquela numeração que aparece na ficha catalográfica de todos os livros). Essa decisão cabe exclusivamente a você, pois depende da quantidade de livros, do tamanho da estante e da maneira como você quer organizar o seu espaço. Algumas escolhas darão mais trabalho, enquanto outras vão gerar mais facilidade para encontrar um livro.

 

Utilize essas dicas para montar uma biblioteca inspiradora e aproveitar cada vez mais o hábito da leitura: uma atividade relaxante que educa e diverte.

 

 

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

Redes sociais

Instagram: @matozolarissa

Facebook: Coisas de Larissa

Bjsss L.C 

 

 

 

 

Fonte: https://papodehomem.com.br/como-organizar-a-sua-estante-de-livros/

http://www.tiberio.com.br/blog/decoracao/como-organizar-melhor-sua-estante-de-livros

Imagens: Google

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta