Emagrecer x Perder peso

Quando falamos em emagrecer as pessoas logo pensam em perder peso. No entanto, ao contrário do que todo mundo pensa, eles não são sinônimos. A perda de peso está diretamente relacionada com a diminuição da massa corporal, no qual podemos ver os números da balança cada vez mais baixos. Já o emagrecimento está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal.

Algumas das transformações mais poderosas de corpo e saúde mexem bem pouco nos ponteiros da balança. Para algumas pessoas, ter mais qualidade de vida significa perder gordura, para outras, o adequado é ganhar peso. Há ainda quem queira “trocar” a gordura por massa magra ou quem busque nos exercícios apenas uma forma de ter mais energia e motivação.

Ainda não se convenceu que dá para emagrecer sem perder peso? A principal confusão é ter uma visão equivocada, pois uma pessoa pode perder peso sem necessariamente emagrecer. Em alguns casos pode até acontecer de reduzir o peso na balança e engordar porque a quantidade de gordura corporal ao invés de reduzir aumentou.

Sem dúvida nenhuma, o mais saudável é emagrecer ao invés de perder peso, uma vez que é a quantidade de gordura em excesso que traz vários riscos de problemas de saúde, juntamente com um enorme desconforto estético.

Então, em vez de confiar cegamente no que a balança diz, temos que prestar atenção em outros detalhes que mostram, com mais exatidão, como está o seu progresso para conseguir mais qualidade de vida. Confira:

 

1- Você se sente mais forte

Perceba (e celebre) os pequenos momentos de vitória no seu treino. Se antes de começar você achava que era impossível correr 2 km e, agora, essa tarefa parece trivial, você merece comemorar esse pequeno marco. Se antes, você achava impossível levantar um determinado peso ou completar uma série de um exercício, e agora você consegue fazer isso, é um motivo SIM para celebrar.

 

2- Suas novas comidas favoritas são mais saudáveis

 Seguir uma dieta pode ser bem desafiador, mas depois de encontrar comidas saudáveis de que você gosta, tudo fica mais fácil. Comer de forma saudável não afeta só seu peso mas sua saúde de maneira geral – e ficar pensando na hora de comer aquela crepioca ou o espaguete de abobrinha é motivo para sentir orgulho de si.

 

3- Você não está comendo tanto quanto antes

 Conseguiu controlar o tamanho das porções e a fissura por comida? Percebeu que está comendo menos ou parou de comer assim que se sentiu saciada – e isso aconteceu antes do que você imaginava – e você está se sentindo muito bem, obrigada? Você tem razão para se sentir feliz!

 

4- Você sente que tem mais energia

Antes, acordar cedo para malhar parecia impossível e você precisava colocar o despertador para tocar uma hora antes porque acabava enrolando na cama. Agora, apesar de ainda sofrer um pouquinho (quem nunca?), já consegue sair da cama mais rápido? Esse já um sinal de mudança. Sentir que você ainda tem energia quando chega em casa, depois do trabalho, em vez de se jogar na cama ou no sofá também é razão para você se sentir mais positiva.

 

5- Você percebeu seu progresso por fotos

 Uma das formas de manter a motivação no processo de “transformação” é acompanhar as mudanças em seu corpo por fotos. Mesmo que você não se sinta tão confortável em tirar essas primeiras fotos – de todos os ângulos – elas são importantes para você ver, de fato, tudo que está acontecendo. E ninguém mais precisa ver além de você. Portanto, se está comparando uma imagem mais atual com as primeiras e conseguiu ver mudanças, pode ficar orgulhosa e ter a certeza de que está no caminho certo.

Vou abrir um parêntese aqui para compartilhar com vocês a minha mudança. A primeira foto é de 2017 e a segunda desse ano. A diferença entre as duas fotos é nítida!

 

6- Suas roupas estão um pouco mais largas

 Um dos melhores indicadores de que você está conquistando mudanças no corpo é o caimento das suas roupas. Perceber que suas calças jeans estão um pouco mais soltinhas ou que aquele short que era superdifícil de fechar agora tem até uma folguinha, é uma das razões pelas quais a gente fecha a boca, afinal de contas.

Eu tenho dois shorts que ficavam justinhos em mim e agora consigo colocar e tirar sem desabotoar e abaixar o zíper, a sensação é ótima.

 

DICA: todo mês eu me peso e tiro todas as minhas medidas, assim posso conferir minha evolução de forma mais precisa, comparando com as medidas e peso dos meses anteriores.

 

 

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Fonte: https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/6-sinais-de-que-voce-emagreceu-mesmo-sem-perder-peso-na-balanca/

http://www.maisequilibrio.com.br/saude/emagrecer-e-perder-peso-nao-e-a-mesma-coisa-4353.html

Imagem: Google

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