Desapega!

Nós adoramos acumular coisas e acumulamos de tudo um pouco; roupas, potes de cozinha, papéis…

Desde criança minha mãe  me ensinou a dar um jeito na papelada e a doar as roupas e sapatos que eu não usava mais.

Por ter aprendido desde cedo a “destralhar” peguei gosto, e eu sempre faço uma catança aqui em casa. Fico impressionada com o tanto de coisa guardada sem utilidade!

O problema é que “destralhar” dá trabalho e ninguém gosta de ter trabalho, então muitas vezes vamos deixando para depois…

Mas quando realmente precisamos por a mão na massa, xiiii! Tem muiiito mais tralha acumulada do que imaginávamos.

Como eu disse, SEMPRE estou jogando as tralhas fora, mas se você não tem muito tempo e nem paciência pra isso, faça pelo menos duas vezes por ano; uma no começo e outra no final do ano. 

Separei uma listinha das coisas que acumulamos e podem ser jogadas fora ou doadas, veja:

 

Guarda-roupa

Eu sei que é chato mexer no guarda-roupa, principalmente se você não for uma pessoa organizada (aliás tem post no blog ensinando a organizar o guarda-roupa AQUI), mas é necessário.

Jogue fora as roupas que estiverem muito velhas e rasgadas e não tiverem em condições de serem doadas. As peças que você está guardando há mais de um ano (sabe-se Deus por qual motivo) e não usa, coloque para a doação. Isso também serve para os sapatos.

 

Produtos vencidos

Se você der uma olhada nos seus cosméticos, remédios e maquiagens com certeza vai achar um ou outro produto fora da validade.

Usar produtos vencidos faz mal a saúde, então jogue fora. Aproveite para doar aquele creme hidratante que está com validade ok, mas que você não gosta mais do cheiro.

 

Papéis

Papel é uma das coisas que eu mais junto, adoro escrever e desenhar!

As contas antigas podem ser jogadas fora, o convite de casamento de 20 anos atrás também. Todo mundo tem papel acumulado e sabe exatamente quais podem ser jogados fora, então desapega!

 

Potes plásticos

Quando se fala em potes é só Jesus na causa! Que atire a primeira pedra a dona de casa que NÃO tem o costume de guardar tudo quanto é pote!

É pote de sorvete (vai lá e coloca feijão e engana todo mundo), é pote de margarina, é pote extrato de tomate… e mais da metade desses potes a gente nem dá conta de usar. Junta tudo e joga fora!

 

Sobras de comida

Eu morro de dó de jogar comida fora e acho um pecado, então sempre guardo as sobras. Mas muitas vezes acaba estragando porque ninguém come.

Deixe as sobras na geladeira por no máximo três dias, se ninguém comer, infelizmente tem que ir para o lixo. Comer comida estragada e vencida faz mal para a saúde e disso todo mundo sabe.

*Não dê comida humana para seu animal de estimação, a nossa comida faz mal para eles, sempre os alimente com ração apropriada.

 

Desapega das tralhas! Aqui em casa essas são as coisas que mais acumulam, e na sua casa?

 

“De um tempo pra cá vim pensando em me desapegar de tudo. Comecei a praticar obcecadamente o desapego. Quando me dei conta, estava completamente apegada a essa ideia e vi que pra isso não tem jeito.”  Nívia Maria

 

 

 

 

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

Redes sociais

Instagram: @matozolarissa

Facebook: Coisas de Larissa

Bjsss L.C 

 

 

 

Imagens: Google

 

 

Deixe uma resposta