Cuidado: o vício em açúcar mata!

Quem é que não gosta de comer aquele docinho depois do almoço, hein?! Pois é, mas é preciso ter cuidado com a ingestão de açúcar.

O açúcar faz tão mal ao nosso organismo como o sal em excesso, mas a maioria das pessoas não se atenta a isso.

Há dois atrás eu me encontrei em situações em que eu sentia a necessidade de ingerir açúcar. Comia doces no mínimo quatro vezes por dia.

Eu estava viciada em açúcar e não conseguia parar de comer doces.

Graças a Deus, com muita insistência e persistência consegui me livrar desse vício e hoje quase não consumo mais açúcar. Sabe por que parei? Porque pesquisei sobre o assunto e fiquei assustada…


De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício em cocaína. Pasmem!!

A ingestão frequente do produto por longo período, acaba levando a uma redução na produção de dopamina pelo corpo. Com isto, a pessoa sente necessidade de consumir ainda mais açúcar, para alcançar os níveis anteriores de dopamina e evitar estados de depressão. O mesmo ocorre com dependentes de cocaína.

A dopamina é uma substância neurotransmissora que atua, entre outras coisas, no controle da sensação de prazer. Ou seja, quando o cérebro libera dopamina, o indivíduo se sente bem.

O vício em açúcar é tão real que a Associação de Diabetes da Tailândia quer conscientizar as pessoas sobre os perigos do açúcar, e para isso escolheram um tom bastante medonho para a atual campanha “Sweet Kills”.

O designer Nattakong Jaengsem surgiu com a proposta para encorajar o público a reduzir o consumo da substância, e talvez obtenha sucesso imediato.

Todos nós sabemos que o excesso do açúcar faz mal, mas muitos ainda acreditam que apenas os dentes e o excesso de peso sejam os pontos de maior impacto. Acontece que podemos desenvolver também Diabetes tipo 2, que reduz drasticamente nossa habilidade de cura e pode transformar um simples machucado em caso de infecção grave ou até amputação.

Um relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que o número de diabéticos no mundo aumentou em quatro vezes desde 1980. No Brasil, uma em cada cinco pessoas consome doces cinco ou mais vezes por semana, e 7,4% da população adulta no país já foi diagnosticada com diabetes. Além disso, o planeta tem 640 milhões de pessoas obesas.

O açúcar pode ter efeitos indiretos na saúde cardíaca da população em geral, pois seu consumo em excesso tende a levar à obesidade, e impacto direto na vida daqueles que já têm hipertensão, dos que estão acima do peso e daqueles que têm diabetes ou algum problema no coração.

Assim como o sal deve ser evitado por quem tem pressão alta, o açúcar deve ser consumido com restrição por todos os cardiopatas ou portadores de fatores de risco relacionados à saúde do coração.

As novas diretrizes alimentares da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas em 2014, recomendam que apenas 5% do total de calorias consumidas ao longo do dia venham do açúcar. Essa quantidade equivale a 25 gramas de açúcar por dia, cerca de cinco colheres de chá, ou o montante de 100 calorias dentro de uma dieta-padrão de 2 mil calorias.

No Brasil, a OMS estima que o consumo médio de açúcar seja 50% maior do que deveria, ou seja, 37,5g por dia por brasileiro.

O açúcar não tem nutrientes, o que faz com que ele seja digerido rapidamente e, consequentemente, provoca uma elevação nos níveis de glicemia, o que aumenta o depósito de gordura nas células.

É uma bomba para nosso organismo! O que quero com esse post é conscientizar o maior número de pessoas possíveis e alertar sobre o risco de doenças que aquele docinho indefeso carrega.

Não estou dizendo que devemos parar de consumir açúcar completamente, até porque já falei sobre a quantidade ideal de consumo, estou alertando para os excessos. Tudo o que é demais faz mal!!

Nossa saúde é nosso bem mais precioso. Cuide!

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

Redes sociais

Instagram:@matozolarissa

Facebook:Coisas de Larissa

Bjsss L.C 

Fonte:
https://www.up.edu.br/blogs/pos-graduacao/acucar-e-a-droga-mais-perigosa/
https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/acucar-causa-dependencia-similiar-da-cocaina-revela-estudo-19074840
http://www.ideafixa.com/oldbutgold/o-perigo-do-acucar
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/perigos-acucar-coracao.aspx
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/riscos-consumo-exagerado-acucar.htm

Imagens: Google

Deixe uma resposta