9 alimentos para queimar gordura

Todo mundo sabe que para emagrecer é preciso unir alimentação saudável com exercícios físicos, não existem milagres; mas podemos acelerar esse processo com a ajuda de alimentos específicos que facilitam a queima de gordura e o processo de emagrecimento .

Tais alimentos são chamados de termogênicos. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade.

Confira quais são os principais alimentos que devem estar em sua dieta para ajudar a eliminar gorduras indesejadas:

Canela

Esse é um termogênico que também prolonga a saciedade e diminui o desejo de comer doces. A canela eleva a temperatura corporal e regula a liberação de insulina pelo pâncreas.

Gengibre

Além de ser um potente anti-inflamatório, o gengibre possui um composto chamado gingerol, que é responsável pela ação termogênica e aumenta o gasto energético do organismo. O alimento ainda ajuda na redução do apetite, o que é bem importante para quem deseja perder peso.

Limão

Por ser rico em ácido cítrico, contribui para a queima de gordura, diminui o apetite, reduz a fome, regula o metabolismo e combate o inchaço, além de ativar a circulação sanguínea.

Café

Estimula o sistema nervoso, inibe o sono promovendo um estado de atenção e aumenta a concentração.

Chá verde

Uma das bebidas mais eficientes para acelerar o metabolismo, o chá verde aumenta a produção de adiponectina, um hormônio que reduz as inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina e favorece a queima de gordura.  A bebida ainda é fonte de cafeína, um termogênico natural que possui ação neuroestimulante e colabora para a redução da gordura corporal.

Pimenta

A pimenta possui um componente chamado capsaicina, que aumenta a temperatura corporal e estimula o metabolismo. Ao deixar o corpo mais quente,  auxilia na perda de peso, porque o organismo precisa usar o estoque de gordura corporal para restabelecer a temperatura basal.

Guaraná em pó

Outra fonte de cafeína, o guaraná em pó acelera o metabolismo. Além disso, contém ômega 3, que é um anti-inflamatório e favorece a queima de gordura, especialmente na região abdominal.

Chá de hibisco

Tem efeito preventivo contra o câncer , envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares . Também fortalece os ossos por conter cálcio e auxilia na redução do colesterol e da glicose.

Água gelada

Consumindo diariamente água gelada, principalmente em jejum e trinta minutos antes das suas refeições do dia, faz com que o seu metabolismo acelere, fazendo com que o seu organismo queime calorias e gorduras do seu corpo para que a temperatura interna ideal volte aos seus 37ºC, onde logo após beber água gelada a temperatura cai drasticamente. Com a mesma rapidez que o seu corpo gela por dentro, o seu metabolismo acelera para a recuperação da temperatura, ocasionando a queima de gordura.

Obs: O consumo excessivo de alimentos termogênicos pode causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Além disso, em casos de insônia, problemas cardíacos, doenças na tireoide, mulheres grávidas e crianças devem evitar consumir esses alimentos ou consumir em pequenas quantidades, de acordo com orientação médica, nunca utilizando-os para emagrecer.

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Fonte:
https://receitasacademia.com.br/agua-gelada-um-termogenico-natural-otimo-para-emagrecer
https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/16-alimentos-termogenicos/
https://www.tuasaude.com/quais-sao-os-alimentos-termogenicos/

Imagens: Google

Cuidado: o vício em açúcar mata!

Quem é que não gosta de comer aquele docinho depois do almoço, hein?! Pois é, mas é preciso ter cuidado com a ingestão de açúcar.

O açúcar faz tão mal ao nosso organismo como o sal em excesso, mas a maioria das pessoas não se atenta a isso.

Há dois atrás eu me encontrei em situações em que eu sentia a necessidade de ingerir açúcar. Comia doces no mínimo quatro vezes por dia.

Eu estava viciada em açúcar e não conseguia parar de comer doces.

Graças a Deus, com muita insistência e persistência consegui me livrar desse vício e hoje quase não consumo mais açúcar. Sabe por que parei? Porque pesquisei sobre o assunto e fiquei assustada…


De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício em cocaína. Pasmem!!

A ingestão frequente do produto por longo período, acaba levando a uma redução na produção de dopamina pelo corpo. Com isto, a pessoa sente necessidade de consumir ainda mais açúcar, para alcançar os níveis anteriores de dopamina e evitar estados de depressão. O mesmo ocorre com dependentes de cocaína.

A dopamina é uma substância neurotransmissora que atua, entre outras coisas, no controle da sensação de prazer. Ou seja, quando o cérebro libera dopamina, o indivíduo se sente bem.

O vício em açúcar é tão real que a Associação de Diabetes da Tailândia quer conscientizar as pessoas sobre os perigos do açúcar, e para isso escolheram um tom bastante medonho para a atual campanha “Sweet Kills”.

O designer Nattakong Jaengsem surgiu com a proposta para encorajar o público a reduzir o consumo da substância, e talvez obtenha sucesso imediato.

Todos nós sabemos que o excesso do açúcar faz mal, mas muitos ainda acreditam que apenas os dentes e o excesso de peso sejam os pontos de maior impacto. Acontece que podemos desenvolver também Diabetes tipo 2, que reduz drasticamente nossa habilidade de cura e pode transformar um simples machucado em caso de infecção grave ou até amputação.

Um relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que o número de diabéticos no mundo aumentou em quatro vezes desde 1980. No Brasil, uma em cada cinco pessoas consome doces cinco ou mais vezes por semana, e 7,4% da população adulta no país já foi diagnosticada com diabetes. Além disso, o planeta tem 640 milhões de pessoas obesas.

O açúcar pode ter efeitos indiretos na saúde cardíaca da população em geral, pois seu consumo em excesso tende a levar à obesidade, e impacto direto na vida daqueles que já têm hipertensão, dos que estão acima do peso e daqueles que têm diabetes ou algum problema no coração.

Assim como o sal deve ser evitado por quem tem pressão alta, o açúcar deve ser consumido com restrição por todos os cardiopatas ou portadores de fatores de risco relacionados à saúde do coração.

As novas diretrizes alimentares da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas em 2014, recomendam que apenas 5% do total de calorias consumidas ao longo do dia venham do açúcar. Essa quantidade equivale a 25 gramas de açúcar por dia, cerca de cinco colheres de chá, ou o montante de 100 calorias dentro de uma dieta-padrão de 2 mil calorias.

No Brasil, a OMS estima que o consumo médio de açúcar seja 50% maior do que deveria, ou seja, 37,5g por dia por brasileiro.

O açúcar não tem nutrientes, o que faz com que ele seja digerido rapidamente e, consequentemente, provoca uma elevação nos níveis de glicemia, o que aumenta o depósito de gordura nas células.

É uma bomba para nosso organismo! O que quero com esse post é conscientizar o maior número de pessoas possíveis e alertar sobre o risco de doenças que aquele docinho indefeso carrega.

Não estou dizendo que devemos parar de consumir açúcar completamente, até porque já falei sobre a quantidade ideal de consumo, estou alertando para os excessos. Tudo o que é demais faz mal!!

Nossa saúde é nosso bem mais precioso. Cuide!

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Fonte:
https://www.up.edu.br/blogs/pos-graduacao/acucar-e-a-droga-mais-perigosa/
https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/acucar-causa-dependencia-similiar-da-cocaina-revela-estudo-19074840
http://www.ideafixa.com/oldbutgold/o-perigo-do-acucar
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/perigos-acucar-coracao.aspx
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/riscos-consumo-exagerado-acucar.htm

Imagens: Google

Viver

Impossível atravessar a vida…

Sem que um trabalho saia mal feito,

Sem que uma amizade cause decepção,

Sem padecer com alguma doença,

Sem que um amor nos abandone,

Sem que ninguém da família morra,

Sem que a gente se engane em um negócio.

Esse é o custo de viver.

O importante não é o que acontece,

Mas, como você reage.

Você cresce quando não perde a esperança,

Nem diminui a vontade, nem perde a fé.

Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.

Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo.

Quando aceita o que deixa para trás,

Construindo o que tem pela frente

E planejando o que está por vir.

Cresce quando supera, se valoriza e sabe dar frutos.

Cresce quando abre caminho,

Assimila experiências…

E semeia raízes…

Cresce quando se impõe metas,

Sem se importar com comentários.

Cresce quando é forte de caráter,

Sustentado por sua formação,

Sensível por temperamento…

E humano por nascimento!

Cresce ajudando a seus semelhantes,

Conhecendo a si mesmo e

Dando à vida mais do que recebe.

E assim se cresce…

Autor desconhecido

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