Beba Água!!!

Conheço muitas pessoas que não bebem água, e tem algumas que dizem não gostar de água – não sei como isso é possível já que a água não tem gosto de nada.

Vocês sabem que voltei para a academia, e lá, “reparando” nas pessoas percebi que 90% não bebem água durante a atividade física.

Fiquei chocada porque para mim é impossível não ter sede praticando exercício físico. Eu tenho garrafinhas de água na geladeira e onde vou levo uma garrafa comigo, principalmente na academia.

Preciso confessar que eu não tinha o costume de beber água mesmo sabendo de sua importância para a saúde, até que um dia fui forçada a começar a beber água.

Eu tive uma infecção no rim direito muuuuito forte, cheguei até a ficar de cama por causa da dor. Nessa época eu não bebia água. Lembro das inúmeras vezes que minha mãe chegava em mim com um copo d’água na mão dizendo: “Bebe, não quero saber se você não está com sede”.

Depois do susto é óbvio que passei a beber água, e para não me esquecer de beber aderi á garrafinha. Resultado: não sou nada sem minha garrafinha d’água.

E porque também quando passo um período longo sem beber água, meu rim faz o favor de me lembrar que ele existe… Perdi as contas de quantas vezes fui parar no hospital por causa desse rim (mesmo bebendo bastante água).

Se você não bebe água esse post é para você, separei alguns dos benefícios da água para o organismo pra te estimular a se hidratar!

*Sabemos que a água é uma substância presente em todos os organismos vivos, mas, em alguns, ela se apresenta em maior quantidade que em outros. Essa substância não é estocada em nosso corpo, por isso, deve ser reposta todos os dias por várias vezes. A água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto e quase 80% do corpo de uma criança. Ela é o principal componente das nossas células, mas também é encontrada fora dessas estruturas (líquido extracelular). Entre as células que mais apresentam água, destacam-se aquelas localizadas nos músculos e nas vísceras.

*A água é um poderoso solvente e está relacionada com praticamente todas as reações do nosso corpo, uma vez que essas reações acontecem em meio aquoso. Ela também atua nos processos fisiológicos, como é o caso da digestão, fazendo parte de importantes substâncias – o suco gástrico, por exemplo.

*Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. É, principalmente, por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo.

*regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura. Percebe-se, portanto, que a temperatura não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças à sua evaporação.

*A ausência de água possui efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa do que a falta de quaisquer outros nutrientes. A redução entre 4 e 5% da água corpórea reduz 20 a 30% a capacidade de trabalho de órgãos e sistemas. Sem água, o corpo humano só continuará funcionando por 2 ou 3 dias. A água ingerida é rapidamente absorvida, sendo de alta digestibilidade, 20 minutos após penetrar no estômago já está no intestino.

*A água também garante a proteção de algumas estruturas do corpo. O liquor encontrado entre as meninges, por exemplo, previne impactos que podem desencadear graves danos ao sistema nervoso. Além disso, podemos citar o líquido presente nas articulações que evita o atrito entre os ossos, o líquido amniótico, que protege o embrião em desenvolvimento, e as lágrimas, que evitam o ressecamento das córneas e realizam sua limpeza.

*Diante de tantas funções, é fundamental que fiquemos hidratados. Recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água diariamente para que nosso organismo funcione adequadamente. Além da ingestão, essa substância também pode ser retirada de todos os alimentos, que se diferenciam apenas pela quantidade de água disponível em cada um.

*Vale destacar que a quantidade de água a ser ingerida por uma pessoa está relacionada também com as atividades que ela realiza e com o seu estado de saúde. Além disso, o clima também influencia. Em dias quentes, por exemplo, devemos beber mais água, o que também é válido para pessoas que realizam atividades físicas.

IMPORTANTE: Alguns sintomas podem ser observados quando nosso corpo fica sem água. Inicialmente, sentimos sede, boca seca, lábios rachados e urina mais escura. A urina é um dos mais evidentes sintomas, sendo essencial que ela esteja bem clara.

 

Ainda tem dúvida sobre a importância da água para o organismo? Acho que não!!

 

 

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

Redes sociais

Instagram: @matozolarissa

Facebook: Coisas de Larissa

Bjsss L.C 

 

 

 

 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-agua-para-corpo-humano.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/funcoes-agua-no-corpo-humano.htm

http://www.bensaude.com.br/noticias/leitura/433/A-import%C3%A2ncia-da-%C3%A1gua-para-o-organismo-humano

Imagem: Google