Por que consumir Iogurte?

No meio da manhã ou da tarde dá uma fominha,né?

Já postei aqui no blog sobre opções de petiscos saudáveis para tapear a fome entre as refeições, mas achei importante falar sobre o iogurte. Esse post é especialmente para ele!

Tenho que confessar que NUNCA fui fã de iogurte, isso desde criança. Já viu criança que não gosta de iogurte? Nem eu! Acho que devo ter sido a única!! kkkk.

Mas andei lendo sobre os benefícios do iogurte e preciso concordar que são muitos, então vale a pena o esforço (por minha parte).

O iogurte era apenas conhecido por ter efeito poderosíssimo na regulação da flora intestinal, porém o que as pesquisas mais recentes nos mostram é que há muitas outras vantagens em se consumir todos os dias o alimento.

Ele é ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas, têm baixo teor calórico, menos lactose que o leite comum, combina com diversas preparações, é prático e fácil de ser incluído na alimentação diária. Veja alguns benefícios do iogurte:

*O iogurte é excelente para quem quer emagrecer, pois  é pobre em calorias (69 kcal em 100 g, na versão natural e integral), ele funciona muito bem para tapear a fome entre as refeições, substituindo bolachas e pães. Pesquisadores da Universidade de Tennessee (EUA) observaram que adultos com obesidade que comiam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. O estudo foi divulgado na publicação científica International Journal of Obesity. Segundo os autores, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto do iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de peso de forma mais acelerada.

*Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Uma porção de 100 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 121mg de cálcio, segundo a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp. Quanto antes você iniciar a ingestão de cálcio para prevenir a perda de massa óssea, melhor, o pico de massa óssea é geralmente alcançado por volta dos 30 anos. Acredita-se que, por volta dos 40 anos e com a chegada da menopausa, começa a diminuição da massa óssea, sendo a mulher mais vulnerável à osteoporose por causa da mudança na produção de hormônios.

*Um potinho de iogurte vale por um tratamento de beleza, sabia? Em primeiro lugar, porque as proteínas do alimento são fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo. A vitamina A, presente no iogurte, também é fundamental para a saúde da pele. Por outro lado, quem vai mais vezes ao banheiro elimina mais rapidamente todas as toxinas, o que também colabora para a melhora da aparência geral da pele que fica lisinha, lisinha.É bom porque durante a fermentação, a lactose do leite se transforma em ácido lático, que é conhecido como hidratante, esfoliante e antimicrobiano. Ele suaviza rugas e ajuda a manter a firmeza. Por isso mesmo, além de comer o seu iogurte, você também pode usá-lo em máscaras. Se quiser, pode também comprar cosméticos que tenham esse ingrediente em sua formulação cosmética.

*O intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor. Como as bactérias benéficas – os probióticos – do iogurte melhoram a saúde desse órgão, maiores podem ser as chances de estimular a sensação de bem-estar e o bom humor, ajudando você a executar as suas tarefas diárias com mais ânimo e disposição. Os probióticos encontrados no iogurte melhoram a saúde do intestino, ele tende a deixar de ser “preguiçoso” e passa a funcionar melhor. Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão.

*O iogurte é uma excelente fonte de nutrientes importantes para a saúde, como potássio, fósforo, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele possui 10 vezes mais ácido fólico do que o leite utilizado em sua elaboração, por conta da atividade das bactérias envolvidas na fermentação. Em 100 g de iogurte integral temos 99 UI de vitamina A, a mesma quantidade que pode ser encontrada em três unidades de banana. Em 100 g do iogurte integral há 95 mg de fósforo. Para ter a mesma quantidade desse mineral, vamos precisar de duas unidades grandes de tomate. Alguns estudos também apontam que as vitaminas do complexo B podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade.

*O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (impulsos nervosos) para realizar as mais diversas atividades do corpo. Além desse nutriente, as vitaminas do complexo B presentes no iogurte ajudam a melhorar a eficiência desses impulsos nervosos.

*As proteínas são fundamentais por formarem os músculos e as vísceras. “As proteínas também constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, ou seja, defendem o organismo de agentes agressores.

 

Não dá para fechar os olhos diante de tantos benefícios, até eu que não sou fã de iogurte tenho que me render!

 

Separei uma receitinha esperta de iogurte caseiro para você!

Ingredientes:

2  litros de leite semidesnatado (também pode usar leite sem lactose)
1 copo de iogurte natural integral – 170g aproximadamente

Modo de fazer:

1. Coloque o leite em uma panela e aqueça até ferver, assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe descansando até ficar morno. Para saber se o leite atingiu a temperatura ideal, coloque o dedo no leite, se você suportar, sem se queimar por 10 segundos significa que o leite está pronto.

2. Adicione o iogurte ao leite e misture, coloque a tampa na panela e envolva com uma toalha de mesa para que ele se mantenha nessa temperatura por mais tempo. Coloque a panela envolta na toalha dentro do forno desligado e deixe lá por cerca de nove horas. Para saber se está no ponto verifique a consistência. E assim o iogurte está prontinho.

3. Se você gosta de iogurte mais consistente, usando uma concha retire e descarte um pouco do soro, caso contrário, misture bem e guarde na geladeira em recipiente fechado.

4. Bata com frutas, sirva com granola, com mel e use nas suas receitas.

Pronto! Fácil e rápido! 😀

 

 

 

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Fonte: https://vivasaude.digisa.com.br/nutricao/5-motivos-para-comer-iogurte/332/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15207-aproveite-oito-beneficios-do-iogurte-para-a-saude

Imagem: Google