Pular Corda Emagrece

Para quem quer sair do sedentarismo mas não quer e não gosta de ir a academia, um ótimo exercício para manter a forma é uma brincadeira conhecida por muitas crianças: pular corda.

Esse é um dos exercícios aeróbicos mais intensos que, além de ajudar a emagrecer, aumenta a resistência cardiovascular. Não é para menos que atletas de elite como os lutadores de boxe incluem essa atividade em sua rotina.

Se já parece bom, ainda tem mais: meia hora dessa atividade pode queimar quase 400 calorias. E o melhor é que não é preciso gastar rios de dinheiro para praticar o exercício.

Mas não é só pegar uma corda e sair pulando, toda prática de exercício merece atenção e é preciso saber de algumas coisas antes de começar.

 

Riscos e Cuidados: As partes do corpo que mais sofrem com o impacto ao pular corda são as articulações, quadril, joelho e tornozelo. Para evitar de se machucar, não pule corda todos os dias. Dê pelo menos um dia de descanso entre as sessões. Pessoas com problemas nas articulações dos membros inferiores, com hipertensão ou problemas cardiovasculares e pessoas muito acima do peso (obesos), não devem praticar.

  • Analise os movimentos realizados e escolha as roupas que não prejudiquem a execução dos pulos. Você deve avaliar as condições climáticas e sua transpiração, para que se sinta mais confortável para pular corda.

  • Pular corda faz com que você transpire excessivamente, então é recomendável que você reponha os líquidos perdidos com a água, que também pode oferecer efeito termogênico e auxiliar na queima de calorias. Se você está querendo perder peso, deve consumir pelo menos 2 litro de água por dia. Ao pular corda, mantenha sempre uma garrafinha de água ao seu alcance.

  • Benefícios: Pular corda é muito útil no condicionamento físico e é possível gastar muitas calorias com esse exercício simples e barato. Isso porque ele exige um esforço corporal muito grande. Ou seja, a massa corporal (músculos) é contraída com muita intensidade, o que obriga o coração a trabalhar mais, melhorando o condicionamento e potencializando o emagrecimento.

Você pode pular corda em qualquer lugar, mas evite pular em piso de asfalto ou concreto, que são mais propícios a acidentes. Procure pular em um piso macio, como carpete ou grama. Se não houver nenhum tipo de piso macio, use um tapete de exercícios embaixo dos pés.

  • Esse exercício exige que seu corpo se se supere sempre mais, é indispensável que você busque sempre ultrapassar seus limites. Seu metabolismo é influenciado de forma positiva, e assim se comporta de forma positiva continuamente, e por isso é que pular corda perde barriga.

  • O exercício trabalha principalmente os músculos inferiores, como glúteos e pernas, entretanto, ombros peito e costas também são trabalhados pelos movimentos das mãos.

Uma prática constante aumenta a frequência cardíaca, fazendo o sangue bombear mais para o coração e o resto do corpo. Além de aliviar o estresse e a tensão, o corpo libera endorfina, um neurotransmissor que proporciona sensação de prazer e bem-estar.

 

A escolha da corda: É fundamental que você escolha uma corda com o comprimento adequado para a sua altura. Caso isso não aconteça, você poderá ser prejudicado na realização dos giros e pulos. Está se perguntando como reconhecer o comprimento ideal para você? Pois é, nós explicaremos: Pegue sua corda e pise com o pé direito sobre o centro dela.

  1. Puxe as duas pontas com as mãos equivalentes ao lado.
  2. Puxe as duas pontas alinhadas ao seu corpo e para cima.
  3. A corda deve estar entre a altura de sua cintura e suas axilas.
  4. Caso esse comprimento seja reconhecido, esse será o comprimento recomendado para a sua altura.

Atualmente há diversos modelos de cordas, e elas podem ser confeccionadas com os mais variados materiais. O material utilizado para a preparação da corda oferece qualidades diferentes de pulos e muitas pessoas aplicam modelos particulares para determinados pulos. Você pode encontrar cordas de nylon, couro e até silicone. É importante que você reconheça sua necessidade, aplicação e fins.


Lembre-se: O processo de perda de peso não se resumirá apenas em pular corda, muito pelo contrário. É imprescindível que você se adeque a uma dieta de calorias adequadas ao seu objetivo e incorpore alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que contribuam para o funcionamento regular de todo o seu organismo. Perder barriga ao pular corda pode ser divertido, mas os resultados ficarão ainda mais evidentes se você fizer escolhas corretas em suas refeições.

Tá esperando o quê? Bora pular corda pra ficar gatona miga!

 

 

 

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Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/pular-corda-perde-barriga/

https://equilibrese.catracalivre.com.br/geral/movimente-se/indicacao/7-motivos-para-voce-comecar-pular-corda/

https://www.vix.com/pt/bdm/corpo/pular-corda-emagrece-condiciona-e-torneia-pernas

Imagem: Google