Aquecimento e Alongamento

O Aquecimento e o Alongamento devem ser companheiros inseparáveis de que pratica qualquer tipo de atividade física. Eles ajudam na prevenção contra lesões, aumentam a flexibilidade e deixam o corpo mais relaxado e solto.

Existem muitas dúvidas em relação aos dois e muitas pessoas acreditam que sejam sinônimos, mas não são.

Qual a diferença entre Aquecimento e Alongamento?

O Aquecimento prepara os músculos e o corpo para a prática de um exercício físico, por isso é importante SEMPRE faze-lo antes de começar a se exercitar. Tem como objetivo aumentar gradativamente a intensidade da atividade física e ajuda na prevenção de futuras lesões.

Uma das principais vantagens do aquecimento, do ponto de vista fisiológico, é o bombeamento de sangue rico em oxigênio para os músculos que serão trabalhados. O aquecimento também impacta seus hormônios, durante o aquecimento seu corpo começa a secretar IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1), HGH (hormônio do crescimento humano) e testosterona – sendo que todos esses são hormônios conhecidos por combaterem o acúmulo de gordura.

Algumas das opção para fazer o aquecimento é caminhar intensamente durante 15/20 minutos na esteira ou pular corda pelo mesmo tempo.

Se você quer treinar o resto da vida sem sofrer nenhuma lesão, pare de pular o aquecimento!

 

 

O Alongamento  como o próprio nome já diz, alongar, esticar algum músculo de modo a obter, com o passar do tempo, uma maior amplitude de movimento para este músculo alongado. Um exemplo clássico de alongamento é quando você tentar alcançar seus pés com suas mãos, sem flexionar os joelhos, estando em pé ou sentando.

O alongamento proporciona benefícios para o corpo, por exemplo: corrige a postura, relaxa o corpo, ativa a circulação sanguínea e dentre outras.

O Alongamento, diferente do que muitas pessoas pensam, não substitui o Aquecimento e além disso, o alongamento não previne lesões.

O melhor momento para se alongar é após as atividades físicas, porque nesse momento seu músculos e tendões ainda estão quentes e suas juntas lubrificadas. Deve ser feito ao final da atividade que é quando seu corpo está pronto para diminuir o ritmo e voltar a um estado de mais repouso, alongar-se neste momento contribuirá com o processo.

 

RECAPITULANDO:  Aquecimento – Antes de qualquer atividade física

                                 Alongamento – Após a atividade física e NUNCA substitui o Aquecimento

 

Dúvidas sanadas? Espero ter ajudado!

 

 

 

 

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Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/aquecimento-e-alongamento/50851

http://blogdescalada.com/aprenda-a-diferenca-entre-alongamento-e-aquecimento/

https://www.senhortanquinho.com/alongamento-aquecimento-como-fazer-e-por-que/

 

Imagens: Google