Os benefícios da Corrida de Rua

Uma das atividades físicas que mais tem atraído adeptos (inclusive eu) é a corrida de rua.

Além de ser de graça, o esporte trás inúmeros benefícios ao praticante, físico e mentalmente.

Nesse post vou falar sobre os benefícios da corrida de rua e também responder algumas dúvidas mais comuns de quem quer iniciar na corrida, vamos lá!

 

Os benefícios

1- Ajuda a emagrecer

Todo mundo com quem eu converso está tentando emagrecer alguns quilinhos, ponto positivo para a corrida de rua que queima muitas calorias.

 

2- Alivia o estresse e a tensão

Nos dias de hoje é impossível viver sem se estressar, a corrida de rua ajuda a liberar endorfina, que dá sensação de felicidade e satisfação, aliviando o estresse e a tensão.

 

3- Melhora a capacidade cardiovascular, respiratória e níveis de colesterol no sangue

Correr ajuda no fortalecimento do miocárdio; auxilia no controle da hipertensão e níveis de colesterol no sangue; e auxilia no fortalecimento do diafragma, controlando o ritmo respiratório e melhorando a absorção de oxigênio pelos brônquios.

 

4- Melhora a resistência muscular e auxilia na redução da osteoporose

A corrida movimenta praticamente todos os membros inferiores (quadríceps, glúteos, panturrilha, entre outros.), o que ajuda a fortalecer os músculos e também auxilia na redução da osteoporose, isso acontece por ser um esporte de impacto.

 

5- Melhora a qualidade do sono

Correr ajuda a regular o sono, por ser uma atividade de bastante esforço, a canseira é inevitável.

 

EXTRA: Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, atletas que fazem uma atividade física moderada por 40 minutos, em média, têm o dobro de atividade sexual e cerca de duas vezes mais desejo sexual do que aqueles que gastam apenas 20 minutos por dia com exercícios. A corrida ajuda liberar endorfina, melhorando o bem-estar e a libido. Além disso, a Universidade Harvard atestou que homens com mais de 50 anos que correm mais de três horas por semana têm 30% menos chance de desenvolver impotência sexual.

 

Mas antes de colocar o tênis e sair correndo é importante saber de algumas coisas…

°A escolha do tênis é fundamental, peça ajuda ao vendedor para identificar o seu tipo de pisada, é ela quem vai determinar o melhor modelo para você.

°Não é necessário correr todos os dias da semana, até você pegar o jeito corra de três a quatro vezes por semana. Comece correndo 40 minutos com intervalos de “descanso” entre uma corrida e outra.

°Beba muuuuita água e alimente-se de forma saudável.

°Para evitar lesões, pratique musculação também. A musculação vai fortalecer ainda mais seus músculos e ajudar a prepará-los para a corrida.

°Não deixe de fazer aquecimento no início da atividade e alongamento após a atividade, isso evita lesões.

°Se você estiver correndo e sentir alguma dor estranha, pare! Pode ser um sinal de que você está executando o exercício da forma errada. No blog já tem um post falando sobre dores pós exercício físico, vale a pena conferir AQUI.

°Correr na esteira e correr ao ar livre NÃO é a mesma coisa, a esteira absorve bastante o impacto, portanto correr na esteira exime menos esforço do que correr ao ar livre.

EXTRA: Caso você possua alguma doença de risco – insuficiência cardíaca ou artrose, por exemplo – tome cuidado com o esforço em excesso e com fadiga extrema. Pratique a corrida sob orientação e nunca sozinho(a).

Agora que você já sabe quais são os benefícios da corrida de rua não tem mais desculpa para ficar deitado no sofá!! Bora correr!!! 😉

Se você já pratica corrida de rua conta pra mim!!

 

 

 

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Fonte: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/4-beneficios-da-corrida-de-rua-vida/

http://www.queroviverbem.com.br/7-vantagens-corrida-de-rua/