É normal sentir dor depois de fazer exercícios físicos?

Você costuma sentir dores no corpo após praticar exercícios físicos?

Isso pode ser normal ou não. Precisamos diferenciar essas dores.

Existe a dor muscular, que é causada pelo exercício físico. Essa dor ocorre porque a movimentação gera contração e estiramento dos músculos, resultando em pequenas lesões. Isso gera uma resposta inflamatória do organismo na tentativa de reparar o tecido lesado, causando a chamada Dor Muscular Tardia, que geralmente aparece no dia seguinte a prática do esforço e dura em média 2 dias. Mas essa dor é “normal”.

Algumas dicas para ajudar no alívio da dor após o treino são compressas de gelo, alongamentos dinâmicos e alguns tipos de alimentos que ajudam na recuperação muscular.

Mas… se a sua dor é muito intensa, pode ser um sinal de que você exagerou nos exercícios ou que alguns deles foram executados de forma errada. E movimentos errados podem trazer dores musculares em excesso, problemas na coluna e em outras articulações.

Separei três exercícios típicos de se fazer em casa e que correm o risco de serem realizados de forma errada.

Prancha: é um exercício isométrico simples e completo com foco maior de fortalecimento dos músculos do abdômen, glúteos e paravertebrais.

É preciso muito cuidado nesse exercício para que a coluna lombar não seja sobrecarregada e leve você a sentir dores nas costas. Para isso, buque um alinhamento correto de cabeça, ombro, quadril e joelhos.

 

Agachamento: exercício para fortalecimento dos músculos da coxa e glúteos. Nesse exercício a atenção especial também vai para a coluna e para os joelhos.

É importante realizar o movimento de agachamento com a coluna alinhada, mas com uma leve inclinação para frente e ombros relaxados para evitar sobrecarga na coluna e dores no pescoço e ombros. Lembrando que a inclinação para frente também não deve ser feita em excesso!

Os joelhos devem manter-se alinhados com os ombros durante todo o movimento, sem fechar ou abrir demais para não sobrecarregar essa articulação.

 

 

Abdominal: exercício muito utilizado para fortalecimento dos músculos abdominais e que não falta em uma série de exercícios realizados em casa.
O cuidado que você deve ter durante esse exercício é para não sobrecarregar os músculos do pescoço.

 

Finalizando, é muito importante realizar uma atividade física para manter uma vida saudável.
E se você deseja praticar exercícios físicos em casa, fique atenta a esses sinais! E sempre busque ajuda de profissionais especializados para receber orientações corretas e seguras.

 

 

*Esse post foi elaborado pela Fisioterapeuta Sara Matozo especialmente para o blog!

Alô pessoal de Minas Gerais, quem quiser conhecer o trabalho da Sara passa lá no consultório onde ela trabalha >>> Consultório: CEACE – Consultórios Especializados em Atendimento Clínico Educacional, rua Barão de Caxias, 12 – Centro. Machado, MG. Entre em contato e agende uma visita 😉

 

 

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Fonte: http://blog.queimadiaria.com/dores-musculares-depois-dos-exercicios/

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